A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal. Esse fluxo invertido ocorre quando o esfíncter inferior do esôfago (EIE) não se fecha apropriadamente permitindo que o material gástrico irrite os tecidos que revestem o esôfago e até órgãos fora do sistema digestório.
Os sintomas mais comuns são a sensação de queimação no tórax ou garganta denominada pirose (azia), o gosto do líquido pode até ser sentido na parte de trás da boca; o retorno dos gases causam eructações (arrotos) e mau hálito.
Quando o refluxo é mais intenso atinge a laringe e vias aéreas causando rouquidão e tosse; e em casos mais raros, desgaste do esmalte dos dentes.
Na presença de sintomas por mais de 1 semana ou episódios de repetição procure um médico especialista.
Os exames mais frequentemente solicitados para avaliação são:
Esofagograma com bário ou Seriografia Esôfago-Estômago-Duodeno: É um Raio X realizado após a ingestão de um líquido espesso. Este exame geralmente é solicitado para avaliação da anatomia, detecção de hérnias e programação de intervenções cirúrgicas.
Endoscopia: Basicamente é um exame onde se insere uma microcâmara até o estômago. Assim pode enxergar, biopsiar e tratar alguns problemas relacionados ao esôfago, estômago e duodeno. O exame é feito, geralmente, sob sedação leve.
Manometria e pHmetria esofágicas: estes exames são realizados para medir as pressões e as ondas (movimentos) esofágicas. É importante nos casos de manifestações extra esofágicas e na avaliação pré-operatória.
TRATAMENTO
- Hábitos
- Não fume
- Não beba
- Não consuma líquidos durante as refeições
- Emagreça (se necessário)
- Faça refeições menos volumosas e mais frequentes
- Vista roupas folgadas
- Evite deitar-se até 3 horas após uma refeição
- Eleve a cabeceira da cama cerca de 15 a 20 centímetros, colocando blocos de Madeira debaixo dos pés da cama.
- Medicamentos
- Medicamentos que diminuem a acidez
- Medicamentos que melhoram a motilidade
- Cirurgia
A cirurgia, criteriosamente indicada, proporcionará conforto ao paciente dispensando o uso crônico de medicação. É feita por videolaparoscopia e o retorno às atividades normais ocorrerá em 15 a 20 dias